EFÉSIOS 5.25-33: MARIDO FEDERAL

MARIDO FEDERAL
Rev. João Ricardo Ferreira de França
EFÉSIOS 5.25-33.
Introdução:
Vivemos dias em que a família cristã tem sido atacada de várias formas. Ele tem sido atacada a ponde de ser vista como uma inimiga dos homens como um todo; mas, quando nós percebemos o mundo e o sofrimentos que os casamentos e as famílias tem experimentados, as vezes nos perguntamos – por que há tanta lágrimas no meu casamento, por que há tantas lutas em meu relacionamento, porque as vezes parece que casei com a pessoa errada?
A resposta curta e grossa. É porque o primeiro homem deste mundo não conseguiu ser um marido pactual, ou seja, ele não foi o cabeça federal de sua esposa (Gn.2.15); e por vezes, somos desafiados a olhar para nosso cônjuge e dizer eu preciso ser que eu sou – eu preciso ser o homem federal. Como eu posso ser um marido federal? De que forma eu posso ser este marido?
I – AMANDO A ESPOSA COMO CRISTO AMA A IGREJA (vs. 25).
            A primeira forma com a qual um homem pode ser um “marido pactual” é sendo amoroso. Mas, amor aqui neste contexto não se refere a sentimentos, notem que Paulo usa o verbo no imperativo. “ἀγαπᾶτε τὰς γυναῖκας  (Eph 5:25 BYZ)” – é um presente, no grego indica uma ação contínua. Sempre amando. Você diz, mas o meu amor esta acabando, eu não sinto mais nada pela minha esposa, Paulo mostra que este amor não é um sentimento, ele é uma disposição da vontade.
            Por que digo isso? Porque o apóstolo nos ensina que este amor marital deve equiparar-se ao mesmo modo como Cristo amou a igreja; havia alguma beleza na igreja para cristo amá-la; ela cheia de ruga, de pecado, de maledicência de todo o tipo de pecado, Cristo ele simplesmente amou a igreja.
            Qual a qualidade de amor o marido federal deve dá a esposa? É um amor sacrificial. Notem que Paulo nos ensina que do mesmo modo que Cristo se doou e se sacrificou pela igreja, os maridos pactuais devem fazer o mesmo. Dá a vida pela Esposa! É o dever dos maridos. Você só está disposta a dá ordem a sua esposa? Você não está disposto a morrer por ela? A expressão grega aqui “παρέδωκεν ὑπὲρ  (Eph 5:25 BGT)” –  significa “se doar em lugar de”. Paulo relembra que devemos ser diferentes de Adão. Ele deixou Eva ir na frente . Aqui Paulo diz que o marido crente deve se doar a ponto de perder a vida  pela sua esposa.
            Como posso ser um marido pactual?
II – COMPREENDENDO A FINALIDADE DE SER UM MARIDO PACTUAL (vs. 26-30).
            Qual a finalidade de você está casado com esta mulher? Qual o propósito que teve ao te fazer um marido federal?
1.      Para ser um promotor da santidade pessoal de sua esposa (vs. 26)
Marido não é sua esposa que tem que ler a bíblia para você na devocional de sua casa! Não é sua esposa que tem que lutar com você para que vc faça o culto familiar! Você é marido federal, você é o representante da aliança no seu lar! Quantas esposas estão vivendo sem água pura da palavra! Estão vivendo no deserto espiritual total e você esposo, cabeça, chefe do lar não lhe dá a água da palavra para saciar a sua sede; quantos pecados há na vida de sua esposa, que estão ocultos no seu coração e você não é capaz de sentar com ela e lavá-la com a água pura da palavra.
Quantos pecados não confrontados em seu casamento porque a Palavra é omissa no seu lar marido federal! Quanta tristeza se estabelece nas famílias da igreja quando nós homens pactuais não assumimos o nosso papel de santificar a nossa família! (1 Co.7.14)
Há maridos que desejam santificar a esposa controlando o tipo de roupa que vestem, o tipo de música que ouvem, o tipo de palavra que falam! Não! Você santifica a sua esposa da mesma forma que Cristo santifica a igreja – Pela Palavra! E com a Palavra. Assuma um compromisso nesta noite, eu vou ser o marido da Palavra no meu lar, eu vou purificar e santificar minha esposa com a Palavra de Cristo.
2.      Para ser o confrontador do pecado da esposa (vs. 27)
Paulo aqui mostra que Cristo ele trata do pecado da igreja com a finalidade de apresentar uma igreja  - gloriosa, sem mancha, e sem defeito – o alvo da santidade da igreja é perfeição para ter condições de está diante de Deus. Como Cristo consegue isso, confrontando o pecado de sua igreja.
Assim, de igual modo, os maridos pactuais devem fazer no lar. Confrontar o pecado de suas esposas quando forem passíveis de repreensão, apontar o caminho da santidade, caminha com elas até a cruz; revelando que o alvo da vida cristã é a santidade.
Quantos casamentos são empecilhos para o crescimento espiritual da igreja? Não porque o casamento é ruim, ou porque não é bom casar, na verdade meus irmãos, é porque os homens pactuais deixaram de tratar do pecado da esposa – deixaram de levar a palavra para os seus lares através do culto doméstico, através da oração no lar, através da exortação mútua (Colossenses 3.16) – a palavra de Cristo não habita mais ricamente no seio do lar, porque o marido pactual deixou de lado a sua obrigação pactual.
3.      Para ser o provedor das necessidades da esposa em amor (vs.28-29)
A terceira razão porque Deus te fez um marido pactual ou marido federal. É porque você deve ser o provedor do seu lar em amor.
Paulo relembra aqui que assim como Cristo cuida, nutre, alimente o seu corpo que é a igreja; assim, de igual o marido deve fazê-lo. Agora aqui cabe uma palavra para as esposas. Tenho ouvido de muitas esposas coisas do tipo, meu marido não me ama! E ai eu pergunto: por que seu marido não lhe ama? E a resposta que encontro é a seguinte: ele esqueceu o meu dia anivesário! Ele esqueceu o dia dos namorados. Mas, já parou para pensar que você reduziu o amor de seu marido a uma caixa de bombons! Ou um buquê de flores? Notem o que Paulo diz, ele diz que o  marido federal devem amar a esposa como ao próprio corpo.
Notem o homem é o cabeça da mulher (vs. 23) e a mulher o corpo deste homem, então, quando ele cuida do corpo – alimentando, trabalhando para dá conforto a esposa, lutando no dia – a – dia para trazer o sustento para dentro de casa. Este homem não está amando? Paulo de maneira prática mostra o amor do marido a sua esposa nestas esferas que muitas mulheres ignoram.
Paulo não permite que o ódio se faça presente no casamento! Por quê? Porque é o ódio que impede que eu trate bem de minha esposa, é minha atitude de ódio  que trata a esposa com amargura (Colossenses 3.19).
Mas, amor nos faz fazer sacrifícios. O amor nos faz alimentar o nosso lar, o amor nos faz dobrar os julhos e pedir perdão, o amor nos ensina a renunciar nosso orgulho. O amor nos torna líderes!
Como posso ser um marido federal?
III – ENTENDENDO QUE DEUS FEZ O HOMEM PARA SER CHEFE DE SUA FAMÍLIA (vs. 30-33)
Agora Paulo chegue ao desfecho deste capítulo cinco. Paulo ele considera agora que uma vez unidos a cristo os crentes formam o corpo de Cristo, a velha relação com o mundo não interfere mais nessa nova realidade de corpo de Cristo (vs. 30); entretanto,  apóstolo fundamenta o seu pensamento buscando Gênesis 2.18-24.
O Marido Federal é alguém que entende que a velha relação (a relação de solteiro) não existe mais! Isso aqui é importante, há casais que vivem seus casamentos como se fosse dois solteiros dentro de casa.
Também não se desprenderam da velha relação, quando há alguma dificuldade no casamento liga-se para os pais, e estes por sua vez querem se intrometer na vida do novo casal!
Paulo é taxativo neste sentido, quando cita o que Deus revela em sua Palavra. Quando nós casamos nós é que somos os chefes de nosso lar, não é mais o seu pai, não é mais a sua mãe que deve agora interferir na sua família.
Vemos filhos casando e em vez irem para sua casa, voltam com o cônjuge para a casa dos pais, a Bíblia não autoriza isso, se o homem faz  isso ele não é o marido pactual. Ele não esta cumprindo a sua vocação. O casamento é um desapegar-se dos pais, e unir-se ao seu cônjuge! Homens entendam isso! Paulo vai nos dizer (vs 32) que o casamento é um grande mistério e o mesmo é emblema da relação de Cristo com a igreja; então, a igreja tem um cabeça que é cristo; assim, a família tem um cabeça que é o marido. Para que este casamento caminhe para glória de Deus os limites pactuais devem ser respeitados o marido deve amar a esposa e a esposa deve respeitar o marido (vs.33); e tudo redunda para glória de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROMANOS 9- UM ESTUDO DA SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO DOS PECADORES

FILEMON: VIRTUDES QUE ADORNAM A VIDA CRISTÃ

QUANDO O CRISTIANISMO NÃO FUNCIONA