FILEMON: VIRTUDES QUE ADORNAM A VIDA CRISTÃ
VIRTUDES QUE ADORNAM A VIDA CRISTÃ
Rev. João França
Introdução:
A carta
que temos diante de nós é de suma importância à vida cristã; pois, lida com
questões relacionadas ao dever do cristão frente à problemática da escravidão,
da compaixão cristã, do amor altruísta e libertador que o crente proclama e
deve viver na sociedade como um todo.
Elucidação:
Ocasião e o propósito
da carta. Esta carta é
reconhecidamente a mais curta do corpus paulino, alguns estudiosos tem
classificado como um bilhete pessoal de Paulo a um cristão chamado Filemon.
Entretanto, ao associar Timóteo (Filemon 1.1) nas linhas inicias deixa-nos
claro que trata-se de uma carta para ser lida no culto público. A ocasião da
escrita se dá quando um personagem chamado Onésimo comete um ato injusto ao seu
senhor que é Filemon e foge, ao fugir
provavelmente é encontra-se com Paulo na prisão, este por sua vez o evangeliza,
e o traz a fé cristã. A natureza do delito não é descrita em detalhes, Onésimo
provavelmente tenha furtado ao seu Senhor (vs.18), mas a lei romana estabelecia
que quem desse abrigo a um escravo que cometeu tal ato ilícito deveria reparar
os danos causados ao senhor é o que parece indicar o verso 19: “Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo:
Eu pagarei -- para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo.”
A lei na
época estabelecia que o escravo fugitivo deveria ser açoitado e em alguns casos
crucificado por traição. Paulo intercede por Onésimo para que Filemon o perdoe,
o pedido de Paulo era revolucionário para a época porque a Lei romana
deterinava outra coisa. Essa ação de Filemon deveria ser algo voluntário
(vs.14)
Local e data:
Há uma
discussão sobre o local e a data da escrita desta carta. De onde Paulo escreveu
esta epístola? Alguns sugerem que fora em Roma, entretanto, nos parece que a
carta foi escrita de Éfeso quando Paulo
estivera preso provavelmente no ano 55 A.D.
As Virtudes da Vida Crista:
Quais são as virtudes que adornam a vida cristã?
I – O DESEJO DE
PROMOVER A UNIDADE NA IGREJA DE DEUS (vs.1-3)
“Paulo, prisioneiro de
Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, e
à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em
tua casa, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor
Jesus Cristo.”
Paulo
inicia esta carta colocando-se como “prisioneiro de Cristo Jesus” a palavra
“prisioneiro” é usada para referir-se a uma prisão real. Ao identificar-se como
prisioneiro de Cristo Jesus no grego indica que ele está escrevendo como um
comissionado (um escravo) de Cristo para comunicar as verdades de Deus e que
sua mensagem deve ser aceita como autoritativa.
Na carta
se menciona Timóteo e o endereçado que é Filemom. Filemom é chamado de “amado”
(1:1 BGT)” alguém por quem Paulo nutria
um amor sacrificial, Filemon era “colaborador” do evangelho juntamente com sua
esposa Áfia; e Arquipo era também companheiro de lutas, uma vez que assumira as
funções pastorais de Epafras naquela comunidade.
Como
Filemom era cooperador na obra do evangelho? Somos informados que ele acolhia a
igreja de Deus em sua casa. A igreja aqui certamente era a de Colossenses. E, o
apóstolo desejara “a graça e a paz” na vida da Igreja que ali se reunia para
promover a unidade e o amor cristão, pois, Judeus e gentios principalmente
adoravam ao Deus vivo e eram escravos de Cristo Jesus.
II – A DEMONSTRAÇÃO
DE AMOR E ZELO PARA COM TODOS OS SANTOS (VS.4-7)
4 Dou graças ao meu
Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5estando ciente do teu
amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, 6 para que a comunhão da tua fé se torne
eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7
Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração
dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.
1. Ações de Graça de Paulo em favor de Filemon.
(vs.5)
Agora
neste momento Paulo quer cientificar a Filemom que sempre agradece a Deus pela
existência daquele irmão; ele o faz sempre através das orações em favor de
Filemon. Mas, a grande questão é por que Paulo sempre se lembra desse crente em
suas orações? E a resposta está no fato de que este irmão tem adornado a sua
vida cristã com atitudes singulares de um crente. Paulo agradece pela vida de
Filemom porque “ouviu” a respeito a respeito do amor e da fé que eram
demonstrados a Cristo e aos santos (vs.5)
Estas duas virtudes cristãs “amor e
fé” para com Jesus Cristo e todos os santos, motivaram a Paulo a agradecer
pela vida de Filemom como um cristão dedicado a Deus e a sua igreja. Este amor
era direcionado a Cristo “no sentido de aspirar a seguir a Cristo” bem como
para com toda a “família de Deus” reunida na igreja.
2. Promovendo comunhão entre os santos (vs.6-7)
Nos versos 6 e 7: “6 para que a
comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há
em nós, para com Cristo. 7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu
amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.”
Paulo
ressalta a finalidade de sua gratidão que consiste no fato de que a “comunhão” (1:6
WHO) da fé fosse eficiente na prática de todo bem; é como se Paulo desejasse
que essa fé de Filemom viesse a ser demonstrada em “generosidade por meio do serviço
amoroso” no pleno conhecimento do bem que deve haver nos crentes, uma
vez isso demonstrado não para com os homens, mas para com Cristo.
Paulo no
verso 7 dirige-se a Filemom transbordante de alegria obtida em conforto
promovido pelo amor que este irmão demonstrara, isto porque o coração da
comunidade era reanimado constantemente por intermédio dele.
A palavra
grega para “conforto” significa encorajado. E o termo “reanimado” no grego significa
trazer “refrigério” com o sentido de renovação depois do sofrimento – aquela
igreja estava sem seu pastor durante muito tempo (Epafras) (Col.1.7) e por
vezes poderia até esmorecer, mas um irmão da comunidade reanimava o coração dos
santos constantemente. E o velho apóstolo encontrava-se encorajado a continuar
o trabalho e a jornada frente às igrejas de Deus.
III – NA PRÁTICA DA
PIEDADE CRISTÃ (VS.8-25)
8 Pois bem, ainda que
eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9 prefiro,
todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora,
até prisioneiro de Cristo Jesus; 10 sim, solicito-te em favor de meu filho
Onésimo, que gerei entre algemas. 11
Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. 12 Eu to envio de volta em pessoa, quero
dizer, o meu próprio coração. 13 Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em
teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14 nada, porém, quis fazer sem o teu
consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação,
mas de livre vontade. 15 Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti
temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, 16 não como escravo;
antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e,
com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor. 17 Se, portanto, me consideras companheiro,
recebe-o, como se fosse a mim mesmo. 18 E, se algum dano te fez ou se te deve
alguma coisa, lança tudo em minha conta.
19 Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei -- para não te
alegar que também tu me deves até a ti mesmo.
20 Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício.
Reanima-me o coração em Cristo.
1.
Um coração piedoso roga em favor de outros
(vs.8-10)
Esta seção
trata do pedido de Paulo direcionado a Filemom em favor de Onésimo (vs.8-10). O
apóstolo Paulo poderia ordenar a Filemom a agir de forma cristã em relação a
Onésimo, visto ser Paulo uma autoridade apostólica singular neste contexto;
entretanto, ele tenta persuadi-lo a agir com amor (vs.9), pois, a igreja
é a comunidade do amor, não do ódio, da ira e de rancores. Pois, quem
está solicitando essa ação piedosa em amor é Paulo o embaixador (o velho - 1:9
BYZ) que se encontra em algemas pelo evangelho.
A palavra solicitar
(vs.10) aqui tem o sentido de encorajar; ou seja, Paulo está encorajando a
Filemom a agir de acordo com a prática da lei do amor e não de Roma. Revelando
assim o seu propósito em escrever esta carta. Paulo chama Onésimo de seu filho
“gerado entre algemas” usando a metáfora
da paternidade, revelando que tinha agora autoridade espiritual sobre Onésimo.
2. Sendo útil ao reino de Deus ( vs 11-15)
No verso 11 – Paulo usa um jogo de palavras com o nome do
escravo. Este nome era muito comum na época, muitos escravos recebiam o
designativo de “Onésimo” que significa “útil”. Paulo diz que antes da conversão
o Escravo de Filemom era inútil, mas agora é útil tanto a Filemom como a Paulo
na causa do evangelho. Então, Paulo toma a decisão de enviá-lo novamente a
Filemom. Mas, de forma dramática Paulo diz que está enviando o seu próprio
coração (vs.12), o desejo de Paulo é que Onésimo seja seu ajudante na obra
missionária (vs.13) e o pedido de Paulo é claro sobre isso, caso o escravo
ficasse livre o mesmo deveria voltar para servir a Paulo no trabalho laborioso
da proclamação do evangelho.
Entretanto, o apóstolo não quis fazer nada sem a autorização
de Filemom (vs.14) revela-nos o caráter Paulo em cumprir a demanda legal neste
assunto, pois, um escravo fugitivo deveria ser devolvido ao seu dono legal.
Paulo apela para a consciência de Filemom no que respeita a tratar de modo
digno Onésimo. Paulo relembra no verso 15 que o escravo havia sido tirado dele
temporariamente para que pudesse reavê-lo, o apóstolo vê nisso a mão da
providência, pois, agora Onésimo não mais um escravo que ao morrer não teria o
caminho dos santos, pelo contrário agora ele tem morada eterna – por isso
Filemom o tem para sempre!
3. Exercendo a Piedade Cristã em favor do
desfavorecido (vs.16-25)
Nos versos 16-20: somos introduzidos ao apelo de Paulo pela
prática da piedade de Filemom em relação ao escravo.
O apóstolo
assegura que Filemom recebesse a Onésimo não como um escravo, mas muito acima disso, como um irmão
caríssimo, mas de forma dramática Paulo
se coloca no lugar do escravo e pede que Filemom o trate como se tivesse
tratando a Paulo.
O apóstolo
ainda assegura cobrir todos os prejuízos ocasionados pela fuga de Onésimo, mas
ressalta que o próprio Filemom devia sua vida cristã a Paulo, pois, fora o
apóstolo quem o havia conduzido à fé cristã. (vs.18-19); e o desejo de Paulo é
que Filemom aja com piedade cristã para que seu coração seja novamente
reanimado em Cristo. (vs.20)
Paulo está
certo da obediência de Filemom (vs.21) e deseja em breve visitar a igreja,
pois, está ciente de que está continua orando por ele. E termina enviando as
saudações de todos os que labutam com ele no ministério cristão: Epafras que
estava preso por causa do testemunho de Cristo; Marcos, aristarcos e Demas
(quando ainda servia a verdade) e Lucas
cooperadores. O desejo de Paulo é que a graça de Cristo estivesse
presente na vida de Filemom a despeito de toda a situação que estava
vivendo. (vs. 22-25)
Aplicação:
1.
Devemos promover a unidade na vida da igreja em
qualquer circunstância;
2.
Reanimar o coração dos santos quando estes estão
desfalecendo.
3.
Fortalecer a vida piedosa por meio da oração, da
palavra e do envolvimento com o reino de Deus.
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