Romanos 2.17-29: Lidando com autossuficiência
Exposição Bíblica:
Romanos 2.17-29.
Rev. João Ricardo
Ferreira de França.
Introdução:
Aqui neste
trecho Paulo dirige-se direta e intensamente aos judeus. Pois, os Judeus se
achavam santos e Paulo nos versos anteriores expõe quão tola é esta posição de
auto-justificação. Aqui o apóstolo quer mostrar que o juízo de Deus cairá sobre
os que negligenciam a justiça da fé.
I – A AUTOSSUFICIENCIA DO JUDEU NÃO O LIVRARÁ DO JUÍZO (Rm.2.17-20)
O termo “Judeu” identifica de modo claro a quem Paulo está
se dirigindo nesta seção, aos judeus que se inclinavam.
Esta autossuficiência estava vinculada ao “respousar na lei”
[ ἐπαναπαύῃ τῷ νόμῳ, - epanapauê
tô nomô] aqui aponta para ideia de que eles “descansavam” no fato de
possuírem a lei de Deus.
Vs. 18 - “que conheces a sua vontade” – “γινώσκεις τὸ θέλημα”
– gnoskeis to thelema- eles conheciam
a vontade de Deus [ vontade de Deus aqui é uma alusão as Escrituras do Antigo
Testamento]. A posse das Escrituras é possuir a vontade de Deus revelada
(Romanos 3.2). “E aprovas as cousas excelentes” o verbo aprovar aqui “δοκιμάζεις”
– dokimaxeis – tem o sentido de
aprovar após um teste. Mas, aqui está sendo usado no sentido de discernir as
coisas que se enquadram na vontade de Deus e quais não se enquadram. E, eram
capazes disso porque seguiam “sendo instruídos na lei” [κατηχούμενος ἐκ τοῦ
νόμου] – katechumenos ek tou nomou –
era catequizados pela Lei instruídos por ela sempre.
Vs. 19 – 20: Neste bloco agora a transição singular da lista
de privilégios que receberam de Deus para as prerrogativas em relação ao
próximo; os judeus estavam confiados que Deus lhes haviam dado este privilégio.
Eles como possuidores dos oráculos de Deus =m deveriam ter sido, para com os de
fora do alcance dessas vantagens e privilégios “guias de cegos” e “instrutor” [παιδευτὴν]
de ignorantes , mestre de crianças” (v.20).
O pecado destes judeus estava exatamente em ignorar sua
vocação para com os outros, e orgulhosamente reter a revelação de Deus para os
outros – ocultar o ensino claro da revelação de Deus, e posteriormente, jugar
que estão salvos porque possuem este conhecimento.
Eles ignoraram a foram de sabedoria encontrada na verdade
- eles sabiam da lei, mas não entendiam
a sua substância, tinha a forma de sabedoria
e da verdade, mas vivam a ignorá-la completamente.
II – A INCOSISTÊNCIA DA VIDA DOS JUDEUS NÃO GLORIFICAVA A
DEUS (Vs.21-24).
De que maneira era evidenciada a inconsistência?
1.
No ensino sem o viver o que se ensina (vs.21)
2.
Na conduta moral (vs. 22)
3.
No desprezo da Lei de Deus (vs. 23)
4.
No escândalo trazido ao nome de Deus (vs. 24)
III – O SELO DO PACTO NÃO É SALVO-CONDUTO AOS TRANSGRESSORES
(VS.25-29)
Paulo persegue os Judeus até o seu último refúgio - “a circuncisão” o selo do pacto no Antigo
Testamento. Por que Paulo faz isso?
1.
A circuncisão é nula quando não se observa a lei
de Deus. (vs. 25)
2.
A Incircuncisão cumpre as exigências da lei de
Deus (vs. 26-28
3.
Que os verdadeiros judeus são aqueles que
guardam a Lei de Deus em obediência , no coração, tem um coração inclinado a
obedecer a vontade de Deus.
Conclusão: Aqui o apóstolo expõe de forma magistral a
hipocrisia dos Judeus que declaravam viver sob a Lei de Deus e estavam na
verdade em falta com a vontade de Deus.
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